Introdução
 

TERAPEUTA MASSAGISTA
CONTATO
Introdução: Massagem- Terapia Corporal
INTRODUÇÃO
  
   A massagem é o mais antigo e simples de todos os tratamentos médicos. Nas culturas tradicionais, sobretudo no Oriente, a massagem é aceita de forma tão natural que pessoas de todas as idades podem se beneficiar com massagens regulares. Aqui no Ocidente, embora seu valor tenha sido sempre reconhecido nos esportes, apenas recentamente seu uso se estendeu para outros campos.

   Massagem não é apenas um ato físico, mas tambem um ato psicológico.

   A massagem pode ser estmulante ou calmante, dependendo da velocidade e intensidade de seus movimentos. É por isso que a massagem pode fazer com que uma pessoa se sinta alerta e pronta para correr numa maratona ou, por outro lado, descansada ou sonolenta. Ela pode aliviar as tensões, eliminar dores de cabeça, relaxar musculos tensos e doloridos e banir a insônia. Amassagem pode ainda proporcionar condições para a recuperação, ao induzir uma sensação de bem-estar. Muitos de meus clientes afirmam que o prazer que a massagem lhes proporciona é, em si, terapêutico.

  A massagem pode ser um meio de contrabalançar as tensões do trabalho e as pressões domésticas. Para um grande numero de pessoas, rigidez e dor são um modo de vida ao qual se habituaram e, com frequência, é depois que fazem ou recebem uma massagem que percebem a tensão em seus músculos, ou descobrem o quanto de sua energia é consumida pela tensão. A massagem é uma viagem de autodescoberta, revelando como é vivienciar o prazer de um corpo que pode respirar, prosseguir e movimentar-se livremente.

HISTÓRIA

   Durante milhares de anos, alguma forma de massagem, ou de superposição de mãos, tem sido utilizada com o ojetivo de curar e aliviar os enfermos. Para os antigos médicos gregos e romanos,a massagem era um dos principais meios de curar e aliviar a dor.
  No inicio de seculo XIX, o sueco Per Henrik Ling desenvolveu a massagem sueca,sintetizando seu sistema com base em seu conhecimento da ginástica e da fisiologia, e tambem das técnicas chinesa, egípcia, grega e romana. Desde então, alastraram-se por todo continente euopeu os institutos que incluiam a massagem em seus programas.

A LINGUAGEM DO CONTATO

   "Deixe-me massagear um pouco, que logo vai melhorar."
Além talvez do abraço de duas pessoas, gesto puramente de amizade, ou de transmição de nossa felicidade e alegria, não nos teremos desviado demasiadamente de nossos instintos ao reservar a linguagem do tato exclusivamente para os gemidos de dor e tristeza ou para o momento do sexo? Não teríamosmedo do contato que signifique apenas afeição, ou um modo de relaxar ou curar?

RECEBENDO A MASSAGEM
  
   O ideal é que o receptor esteja nu, ou tenha o mínimo de roupas possível, mas sempre respeitamos os desejos das pessoas, caso se sintam melhor parcialmente vestidas. Tão logo você se sente ou deite, deixe-se fundir totalmente na área do seu corpo que está sendo trabalhada. Feche os olhos e preste atenção à sua respiração e as partes do seu corpo que se movimentam quando voce inspira ou expira. Tente se livrar de toda preocupação ou problema que esteja em sua mente. Ao sentir as mãos do massagista, seja receptivo e simplesmente se centralize nas sensações causadas pelo contato do doador. Permita que seu membros sejam erguidos e mobilizados pelo doador, rendendo-se, em vez de tentar ajudar. Deixe o doador saber se você estiver apreciando em especial certo movimento, ou se você acha que a pressão esta demasiado intensa, mas, fora isso, evite falar.

   Se você já inseriu a massagem na sua vida e nem cogita na possibilidade de abrir mão dela é por que já comprovou, na prática, quantos benefícios ela traz para a sua saúde e o quanto ela faz pelo seu bem estar.
   Cada técnica de massagem guarda conhecimentos milenares, segredos que aos poucos são desvendados nas inúmeras pesquisas realizadas por médicos e instituições competentes que visam, não só comprovar seus efeitos, mas entender de forma científica como elas agem no organismo humano.
Nos casos específicos de estresse e ansiedade, constatou-se que a massagem traz resultados positivos, por que reduz o nível de cortisol (hormônio liberado pelo organismo quando estamos expostos ao estresse, responsável pelo controle das inflamações, alergias, níveis de estresse, imunidade e a estabilidade emocional) e aumenta o nível de dopamina (neurotransmissor no cérebro, produzido por um grupo de células nervosas, chamadas de Neurônios Pré-Sinapticos, que atuam no cérebro promovendo, entre outros efeitos, a sensação de prazer e de motivação) e da norepinefrina (ou noradrenalina, neurotransmissor que induz a excitação física e mental e bom humor.
   
A medicina comprovou que a norepinefrina é uma mediadora dos batimentos cardíacos, pressão sanguínea, a taxa de conversão de glicogênio para energia, assim como outros benefícios físicos.)



                     
CONTATO
Quick Massage
Reflexologia
Ayurvédica
Thai Massage
TERAPEUTAS
INVESTIMENTO
PRODUTOS
CLIENTES
COMENTÁRIOS
ARTIGOS